Reta final para o Enem: fique de olho nessas dicas!

26 de outubro de 2017

Oi, gente!  Como o ano está passando rápido, não é mesmo? Temos que correr para colocar em ação todos os nossos planos. Para aqueles que pretendem iniciar um curso superior, o próximo passo é a realização do Enem, certo? A aplicação das provas será nos dias 5 e 12 de novembro. Já está aí! Elaborei este post com dicas muito legais para quem está se preparando para o exame.

O Enem contará com quatro provas objetivas e uma redação. Lembre-se de, nos dias do exame, usar uma roupa confortável. O MEC informa que bermuda e chinelos são permitidos. Já óculos escuros e boné são proibidos! Dá uma olhada na página do Enem (enem.inep.gov.br)  para saber o que pode e o que não pode, ok?

Especialistas também recomendam que você acesse o site do Enem para ficar por dentro do que é o exame: quais são as áreas abordadas, o que é exigido na redação, quais as novidades para esse ano e por aí vai. No site, é possível acessar o edital e as matrizes de referência da prova.

 

Temas que podem ser cobrados na redação do Enem

1- Ciberbullying, depressão, suicídio e ansiedade

Essa é uma realidade muito preocupante entre os jovens. Ciberbullying e outros crimes virtuais, como o fenômeno Baleia Azul, “jogo virtual” que incentivou a automutilação e o suicídio. A série “13 Reasons Why”, da Netflix, que foi febre entre os jovens, retratou o ciberbullying e a depressão.

2- Nova constituição familiar no Brasil 

Discussão sobre gênero e mudança de núcleos e papéis de cada membro na nova estrutura familiar. Há políticos conservadores que tentam aprovar projetos de lei que representam retrocessos nas conquistas sociais alcançadas e principalmente grupos religiosos que defendem a família tradicional e ainda se chocam com essa nova concepção familiar.

3- Envelhecimento da população
O envelhecimento da população é uma realidade. A própria reforma da previdência, proposta pelo atual governo, tem como argumento o fato de o país ter mais aposentados do que contribuintes.

4- A Internet, o olhar preconceituoso e as manifestações virtuais

Radicalismo e discordância de opinião são comportamentos comuns nas redes sociais, bem como exclusão e agressividade a determinados segmentos sociais.

5-A infância na era da tecnologia 

O vício acaba se confundindo com o entretenimento e as crianças ficam cada vez mais expostas à tecnologia. É necessário analisar as consequências disso.

 6- Violência na escola
Qual o papel do Estatuto da Criança e do Adolescente? Alunos que agridem professores e que se agridem entre si. A violência está presente na escola e preocupa.

7- Manifestação da corrupção
 Quem nunca ouviu falar no “jeitinho brasileiro”? Quais os conceitos de ética e moral da sociedade? A corrupção na política brasileira.

8- Movimentações artísticas nas ruas
Qual a diferença entre arte como forma de expressão  e vandalismo?

9- Sistema prisional brasileiro

A superlotação dos presídios e as condições e os direitos humanos dos detentos.

Temas que mais caíram nos últimos anos:

Matemática: razão, regra de três, porcentagem e juros e probabilidade;

Física: ondas, energia, consumo sustentável, cinemática;

História: Era Vargas, Ditadura e movimentos sociais;

Geografia: cidadania, poder, urbanização, agricultura e problemas ambientais;

Linguagens: modernismo e um pouco de romantismo (em literatura), e figuras de linguagens (em português);

Química: nomenclatura de hidrocarboneto e funções orgânicas, calculo estequiométrico;

Biologia: cadeia alimentar, ecossistema brasileiro (manguezal, caatinga, cerrado), poluição de água e solo, fisiologia humana (vacina e soro), genética e reprodução, e biotecnologia.

Dicas de estudo

Nessa reta final, é fundamental manter o foco para conquistar o seu objetivo. Por isso, é importante continuar estudando. Uma dica interessante é diversificar a maneira de rever o conteúdo estudado até agora, como procurar na internet questões do Enem comentadas e videoaulas. Também é legal buscar material de apoio e fazer simulados. A revisão dos conteúdos, principalmente daqueles em que você ainda está com dúvidas, é super válida. Siga as dicas que eu pesquisei e compartilho aqui:

– Descubra qual a melhor maneira de estudo para você: defina os horários que seu cérebro consegue assimilar melhor o conteúdo e escolha ambientes que favoreçam sua concentração;

– Estudar em grupo pode ser uma boa pedida. Um colega pode saber mais do que o outro e a troca de informações ajuda a sanar aquelas dúvidas de última hora;

– Tem muito conteúdo disponível na internet, mas lembre-se de buscar sites de confiança;

– Aproveite os resumos para fazer revisões do conteúdo;

– Faça um planejamento diário de estudo, mas deixe horários para descanso;

– Pratique atividades físicas ou um hobby, isso vai te ajudar a manter a mente e o corpo saudáveis.

Além dessas dicas superbacanas, tenho outras duas sugestões que podem fazer toda a diferença nessa etapa final:

  1. Cuide de sua alimentação, priorizando pratos leves e nutritivos como frutas e legumes, carnes magras, sucos e sanduíches naturais.
  2. Faça meditação – alguns minutinhos diários de reflexão ajudam a manter o foco e a calma.

 

Aplicativo

É possível baixar o aplicativo Enem 2017 no seu celular. Por meio do app, você pode acessar informações sobre o cronograma do exame, local de prova e cartão de confirmação de inscrição. Depois da prova, você ainda pode conferir o gabarito e até o seu resultado.

Dia da prova

Fique de olho nessas informações! Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas (horário oficial de Brasília). A entrada do participante após o fechamento dos portões é proibida. Olha o cronograma:

Provas: 5 e 12 de novembro

12h* – Abertura dos portões

13h* – Fechamento dos portões

13h30* – Início das provas

*Horário Oficial de Brasília (DF)

E então, gostaram das minhas dicas? Tenho certeza que elas serão úteis para vocês! Uma boa prova a todos!

 

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.