Vem provar essa delícia de macaron!

29 de novembro de 2017

Adoro fazer e comer sobremesas! Claro, sem exageros! Mas, tem muitos doces que não dá para resistir. Neste ensaio lindo – o look completo você encontra na minha loja Anna Waff Collection –, os macarons deram um colorido a mais. E, ainda, a ideia para este post! E para poder falar sobre esses docinhos que são o maior sucesso por aqui, conversei com a confeiteira Milene Aguiar, que participa do programa Chef pour un jour da Aliança Francesa de Curitiba (PR). Mas, será que os macarons são mesmo originários da França?

A Milene conta que a origem do macaron é incerta, mas a maioria dos autores diz que a receita vem da Itália. Ela foi levada para a França pelas mãos de Catarina de Médico, no século 17. A história diz ainda que as freiras que acompanhavam Catarina roubaram a receita da cozinha, pois era o doce predileto delas!

E você já pensou em fazer os macarons em casa? A Milene explica que não é uma preparação complicada, mas se torna difícil de acertar se não forem utilizados os ingredientes corretos, além da temperatura do forno e até o clima do dia! Ah… e também não se deve esquecer das claras de ovo, que nunca podem estar geladas.

Receita

Vou compartilhar com vocês essa receita que a Milene gentilmente passou para o blog. Eu ainda não fiz, mas, pretendo fazê-la. Aí conto para vocês como ficou!

MACARONS DE FRUTAS VERMELHAS 

Rendimento: 12 unidades – Tempo de preparo: 2 horas

Ingredientes

60g de farinha de amêndoas

140g de açúcar de confeiteiro

2 claras de ovo (60g)

1 colher (sopa) de açúcar

1 pitada de sal

Corante alimentar

Para decorar

Geleia de frutas vermelhas

Chantily

Essência de frutas ácidas (morango, mirtilo, amora, groselha…)

Folhas de hortelã (opcional)

Modo de preparo

Peneirar a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro, quatro ou cinco vezes*. Bater as claras de ovo com o açúcar e a pitada de sal até que fiquem bem firmes. Nesse ponto, acrescentar o corante escolhido e, pouco a pouco, o açúcar de confeiteiro com a farinha de amêndoas, misturando com movimentos circulares de baixo para cima para que a espuma não perca ar.

Pôr a massa em um saco de confeiteiro com bico largo e fazer os macarons sobre uma assadeira forrada com papel Vegetal (a Milene sugere forrar com o Silpat ou colocar uma assadeira sobre a outra para que o calor que chega aos macarons seja menor). Dar umas batidinhas com a assadeira na sua bancada de trabalho para retirar bolhas.

Deixar os biscoitinhos (macarons) descansarem, para que a superfície seque, de 30 a 45 minutos (dependerá do clima do dia). Ligar o forno 20 minutos antes e certificar-se de que ele esteja entre 150 e 170 graus C. Colocar os macarons para assar até que fiquem sequinhos, sem deixar mudar a cor.

Deixe esfriar, retire da assadeira, forme os pares e recheie.

*Você pode guardar essa mistura na geladeira sem rechear, em um recipiente com tampa, por até um mês. E, recheados, por uma semana.

Recheio

Opção 1:

Geleia de frutas vermelhas em consistência firme.

Opção 2:

200g de chocolate branco

120g de creme de leite UHT*

Geleia quanto baste

Modo de fazer

Derreta o chocolate no micro-ondas, de 30 em 30 segundos, em potência média. Misture o creme de leite até homogeneizar. Acrescente a geleia mexendo bem. Recheie os macarons e decore como quiser.

* UHT é a sigla de Ultra High Temperature, um processo de pasteurização em alta temperatura que oferece vida maior ao laticínio.

 

 

 

ACOMPANHE ANNA WAFF NAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK | INSTAGRAM

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.