Praia + atividades físicas: a boa pedida do verão!

5 de janeiro de 2018

 

O calor está chegando e a gente já começa a pensar em praia, dias de sol, férias… Tudo de bom, não é meninas? Mas, uma dica superlegal e na qual vale a pena investir é unir a temporada no litoral com atividades físicas. Vocês também curtem? Além de aproveitar para manter a boa forma e a saúde em dia, a prática de atividades físicas traz mais disposição – isso mesmo! O que pode ajudar a garantir que seus dias na praia sejam aproveitados de maneira plena. Se tiver novos desafios no caminho, melhor ainda! Por isso, preparei este post com sugestões de atividades físicas para vocês aproveitarem ainda mais o visual e o astral da praia. Bora lá!

 

Lembre-se que para a prática de atividades ao ar livre você deve escolher horários antes das 10 da manhã ou depois das 4 da tarde, para evitar os raios nocivos do sol. Também lembre-se de usar boné, protetor solar etomar bastante água! Escolha roupas apropriadas e não comece atividades aeróbicas sem fazer uma avaliação médica. Agora veja as sugestões e escolha a sua!

 

 

Caminhada

A caminhada é um dos exercícios mais recomendados, pois pode ser praticado por praticamente todo tipo de pessoa. Na praia, você pode optar pelo calçadão e ainda assim apreciar a bela vista do mar, ou, se preferir, fazer caminhada na areia. A vantagem desta última é que a areia fofa ou molhada causa um impacto menor nas articulações, joelhos e coluna. Essa atividade também é aliada de quem quer emagrecer, pois caminhar na areia intensifica o trabalho aeróbico e a queima de gordura corporal.

 

Bicicleta

Para curte andar de bike, juntar essa paixão com os dias na praia é mesmo tudo de bom! Sentir o ventinho no rosto enquanto pedala na beira do mar dá aquela sensação de liberdade, ainda mais com a bela vista da praia. Em uma hora de pedalada moderada você pode gastar 560 calorias. Muito bom! Vale chamar a atenção para a maresia, o que pode danificar a bike. Mas, se você tomar cuidados como usar parafina e lubrificantes para proteger algumas peças da bicicleta, pode curtir sem problemas.

 

Yoga

Se conectar com a natureza e buscar a inspiração para começar o dia – ou terminar – em uma aula de yoga na praia pode ser revigorante. Você pode encontrar aulas que são comandadas por professores que escolhem a areia da praia para a prática ou mesmo optar pela prática individual ou com uma amiga, se vocês já tiverem conhecimento das asanas (posturas) e pranayamas (exercícios respiratórios) da yoga. O importante é absorver os benefícios da técnica – que ajuda na postura, no equilíbrio e na flexibilidade – e aproveitar a tranquilidade do local para meditar. Vale a experiência!

 

Surf, windsurf e bodyboard

Adrenalina pura! Muitas vezes o mar está convidativo para quem curte pegar ondas, certo? Nem que seja só para experimentar, aproveita a sua estadia na praia e pega uma prancha. A prática do surf, do windsurf e do bodyboard é cada vez mais comum em algumas praias e realmente reúne uma galera superlegal. Se você ainda não é praticante desses esportes, escolha uma praia em que seja mais fácil aprender. Deixe as ondas grandes para os veteranos. Entre os benefícios da prática de esportes como o surf está e melhora do equilíbrio e da coordenação motora. Além, é claro, do contato direto com a natureza.

 

 

Corrida

A corrida tem atraído muitos adeptos e, no litoral, não é diferente. Os benefícios de correr na praia incluem melhora da capacidade respiratória e do condicionamento cardíaco, além de ajudar a emagrecer. Você também pode optar entre correr no calçadão ou na areia. Saiba que correr na areia é mais difícil do que na pista ou em uma esteira. Por isso, a dica é ir mais devagar e não exagerar na intensidade para não se machucar. Lembre-se de fazer um alongamento antes de começar a correr e pense que o contato com a natureza ajuda a diminuir o estresse.

Vôlei, futevôlei e futebol de areia

Essas opções são para aqueles que adoram aproveitar o tempo livre para uma partida de vôlei, futevôlei e futebol de areia. Pode ser aquele joguinho informal com os amigos ou até mesmo participar dos times que competem nos campeonatos organizados pelo litoral afora. O importante é estar em movimento, certo? Afinal, praia não combina com preguiça. O vôlei de praia, por exemplo, ajuda seus praticantes a ganharem massa muscular principalmente na região dos braços, pernas, ombros e costas. E também desenvolve os reflexos, a flexibilidade e a coordenação motora.

Roller

Patins e roller também chamam a atenção da meninada na praia. Em alguns lugares, inclusive, é possível alugar esse tipo de equipamento. É muito gostoso se aventurar nessa atividade, mas lembre-se de usar também os acessórios de proteção. Geralmente os praticantes desses esportes dividem o espaço com as bikes em pistas e calçadões, mas está valendo! Entre os benefícios de andar de patins estão: emagrece, seca a barriga e endurece o bumbum. Aí, sim! Afinal, quem não quer um corpo bem definido, não é? Mas, lembre-se, se você está aprendendo, vá com calma!

Academia ao ar livre

E para aqueles que gostam mesmo de uma academia, as opções ao ar livre são uma ótima pedida. Muitas praias mantêm equipamentos desse tipo para que os visitantes possam se exercitar. É bacana para quem pode contar com a orientação de um preparador físico ou para quem já tem um programa que desenvolve na academia. Vale lembrar que as atividades desportivas trazem diversos benefícios à saúde e favorecem o trabalho cardiovascular, a coordenação motora e o equilíbrio, além de manter a tonificação dos músculos.

E então, meninas, vamos praticar atividade física na praia? Vocês têm esse hábito? Me contem nos comentários!

Beijos,

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.