O poder das cores – leve positividade para a sua moda

13 de julho de 2018

Oi, meninas! Vocês já ouviram falar que cada cor tem um significado? E já pensaram em trazer essa energia para os looks e as produções do dia a dia? Acredito que essa proposta pode ser muito interessante. Por isso, neste post vou falar sobre como trazer positividade para a sua moda com base no poder das cores.

 

É algo intuitivo: se estamos mais animadas, abrimos o guarda-roupa e escolhemos aquelas roupas de cores fortes e alegres, como amarelo, laranja, pink ou vermelho. Já naqueles dias em que estamos meio pra baixo, damos preferência aos modelos nas cores preta, cinza, marrom.

Sabem por que isso acontece? Acredito que cada cor transmite uma energia e, ao escolher uma roupa, deixamos transparecer algo a respeito da vibe que estávamos naquele momento. Para esclarecer um pouco mais desse tema, pesquisei o significado por trás de cada cor e vou destacar aqui aquelas que têm uma ligação com uma postura mais proativa e positiva.

 

Branco

A cor branca é ligada à paz, pureza e limpeza. Justamente por isso é a preferida nas festas de Réveillon. Essa cor também remete à inocência e à calma. Na moda, é um coringa, pois é uma das cores mais fáceis de combinar com as demais.

Azul

Essa cor está relacionada a sentimentos como tranquilidade, serenidade e harmonia. Ela também está ligada à compreensão, confiança e saúde emocional. Deve ser por isso que é uma das cores indicadas para usar em entrevistas de emprego.

 

Amarelo

O amarelo é a cor que transmite luz, calor e alegria. Está diretamente ligada ao otimismo e à descontração. Também pode representar criatividade, juventude e leveza. É realmente uma cor alto-astral!

 

Vermelho

A cor da paixão, o vermelho também pode significar energia. Também está relacionado à liderança e ao requinte. Uma cor forte, que ativa e estimula. Não tem como ficar imune às energias de uma peça vermelha.

 

Verde

Essa é uma cor que imediatamente remete à natureza, não é mesmo? Saiba que ela simboliza esperança, saúde e vitalidade. Também está relacionada à liberdade e à perseverança. Uma ótima opção, não acham?

 

Rosa

A cor do romantismo e da ternura, por isso mesmo é tão presente nas representações dos contos de fadas! O rosa ainda remete à beleza e à ingenuidade.

 

Roxo

Reinventado pela cor do ano, a Ultra Violet, o roxo foi a cor escolhida pela Pantone por significar criatividade e imaginação. Considerada inspiradora e capaz de elevar as expectativas aos mais altos níveis, também é relacionada à espiritualidade e ao mistério.

 

Laranja

Cor da alegria e da vitalidade, o laranja é realmente uma cor que emana positividade. Ligada ao sucesso e à prosperidade, essa cor é estimulante e significa espontaneidade e movimento. Outra vertente do laranja está direcionada à gentileza e à tolerância.

 

Algumas cores como preto, marrom e cinza também têm significados interessantes, mas não estão necessariamente ligados à positividade. Porém, acredito que o astral da pessoa, muitas vezes, pode ultrapassar a impressão da cor da roupa que ela está usando.

Apesar disso, vale lembrar que há áreas de estudo que afirmam que as cores têm influência psicológica nas pessoas, ou seja, algumas delas estimulam, outras, tranquilizam, assim como existem cores que despertam o respeito ou a motivação. Funciona assim: a visão transmite a cor para o cérebro, que captará seus impulsos e os transmitirá para o corpo.

 

Cores quentes e cores frias

As cores são separadas em dois grupos: quentes e frias. No grupo das cores quentes estão aquelas associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho. Já as cores frias são aquelas relacionadas à água, ao céu e às árvores: verde, azul e violeta. Dessa maneira, as cores quentes são consideradas estimulantes e, as cores frias, tranquilizantes.

Por meio da Teoria das Cores, é possível descobrir a harmonia entre as cores, ou seja, quais delas funcionam bem juntas. Uma das propostas conhecidas é a harmonia monocromática, bastante utilizada no meio da moda. A partir de uma matiz da roda das cores, apenas as tonalidades mudam, com variações de luminosidade e saturação. Geralmente, o resultado é simples e elegante.

 

O que as cores revelam

A preferência por uma cor pode realmente revelar o nosso estado de espírito e as nossas emoções. Também é interessante notar que há cores que nos deixam mais felizes e outras que estão relacionadas à tristeza e à melancolia. Também há aquelas que relaxam e que despertam boas energias.

Elas realmente têm um efeito no cérebro. Já ouviram falar da cromoterapia? É quando se utilizam as cores para equilibrar e harmonizar o corpo e a mente.

Bem, agora que já sabemos um pouco mais a respeito desse tema, uma boa dica é prestar atenção em nossas roupas – e nas cores delas – e tirar proveito disso tudo! Quer melhorar o astral do dia? Aposte no amarelo ou no laranja! Pretende conquistar alguém? O vermelho ou o rosa são ótimas opções. Precisando de mais esperança? Acredito que o verde pode trazer boas energias!

Gostaram deste post? Como anda a energia de vocês? Deixem seus comentários, vou adorar saber!

 

Beijos,

 

 

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.