Oi, gente! Estou contando por aqui os melhores momentos da minha viagem à Rússia. Para ir de São Petersburgo a Moscou optamos pelo trem de alta velocidade que faz essa linha e foi uma excelente escolha! Vou compartilhar com vocês como foi essa experiência que vale muito a pena.
O Sapsan – trem de alta velocidade russo – é também conhecido como Falcon Peregrino. Sem dúvida, uma ótima opção para fazer o trajeto que precisávamos. São 635 quilômetros entre São Petersburgo e Moscou e a viagem durou cerca de 4 horas.
As estações ferroviárias possuem ótima infraestrutura e o trem é muito confortável. Viajamos de primeira classe e nem vimos o tempo passar. O atendimento de bordo conta com refeições e bebidas e a vista do trajeto é muito legal!
Além da comodidade dos assentos, o trem ainda conta com TV e rede gratuita de wi-fi. Na classe premium, os assentos são equipados com tomadas elétricas, mesas de jantar, encosto para pés e apoios ajustáveis. Outra vantagem é que o valor do bilhete também inclui uma refeição quente, bebidas e refrigerantes. Revistas e jornais também ficam à disposição dos passageiros.




O trem possui três classes de serviço: primeira (premium), executiva e econômica. A diferença da classe econômica está nos bancos (de couro reclináveis na classe premium e de tecido e não reclináveis na econômica). Além disso, nessa classe não tem wi-fi nem tomada disponíveis e também não está incluído lanche no valor da passagem.

Alta velocidade
O Sapsan chega a atingir uma velocidade de cerca de 250 quilômetros por hora. A linha conta com 10 a 20 vagões com algo em torno de 500 a 1.000 lugares. É muito prático, pois assim evitamos o trânsito das rodovias e os procedimentos comuns a turistas em aeroportos, por exemplo.
Além disso, as estações de trem são centrais, de fácil localização nas duas cidades, e as linhas oferecem uma grande opção de horários. Está no topo da lista do transporte preferido por turistas e por aqueles que fazem o trajeto a negócios.
As estações
Em Moscou, a estação Leningradsky Vokzal – a mais antiga de lá – é aonde acontece o desembarque de quem vem de São Petersburgo (e vice-versa). Ela fica na Praça Komsomolskaya. Todos os passageiros têm que passar pelo controle de segurança. E para quem precisa esperar pelo trem, é disponibilizada pela empresa de trens uma sala Vip.
Em São Petersburgo, a estação de trem em que circula o transporte da Sapsan é a Moskovsky Vokzal. Essa também é a estação de trem mais antiga de lá e fica na praça Ploshchad Vosstaniya.
As passagens para os trens da Sapsan são vendidas no site da empresa Russian Trainsou no site oficial da RZD(ferrovias russas). Achei a viagem ótima! Para aquelas pessoas mais ansiosas, é possível levantar e andar pelo trem, usar notebook ou celular, ver um filme, enfim, há muitas maneiras de tornar a viagem muito agradável. E tem a paisagem, que também é bem interessante.
No desembarque não é feito nenhum controle de segurança, então é só pegar a bagagem e seguir para seu destino. Ah! E diferente de outros lugares na Rússia, no trem e nas estações há informações em inglês, o que facilita para os turistas.
Vocês conhecem a Rússia ou pretendem ir para lá? O que acharam das informações deste post? Deixem seus comentários.
Olá!
Há onde guardar malas grandes de 23kg nos trens? É complicada a guarda dessas bagagens ou há segurança