Aprendendo a falar russo na Rússia!

14 de agosto de 2018

Oi, gente! Estive na Rússia recentemente e uma das coisas que mais chama a atenção de quem visita o país pela primeira vez – foi o meu caso! – é a língua. Aprender esse diferente idioma, é claro, não é uma coisa fácil. Ainda mais quando se tem o primeiro contato com a língua ao chegar no país.

Após alguns dias em São Petersburgo, é possível falar as primeiras palavras em russo, como Спасибо (obrigada) – pronúncia: spaciba. O povo russo é hospitaleiro e simpático, assim, aprender uma ou outra coisa para se comunicar acontece naturalmente. Vou dividir com vocês um pouco da minha experiência por lá!

 

 

Mesmo com a barreira da língua, é possível fazer amizades com os russos, que são realmente muito atenciosos com os turistas. Além disso, vocês sabiam que há semelhança fonética entre o russo e a língua portuguesa? Mas, a grande similaridade do idioma é com a língua inglesa. Há muitas palavras em comum entre esses dois idiomas.

Porém, a língua russa é considerada complexa e um pouco confusa para quem vai começar a aprender. Isso porque eles usam o alfabeto cirílico, em que as letras têm desenhos e sons diferentes daqueles que estamos acostumados.

Origens do idioma russo

A língua russa tem suas origens no grupo das línguas orientais, dentro da família linguística Indo-europeia. Essa família linguística é dividida ainda em outras duas categorias: línguas ocidentais e meridionais. Por isso a familiaridade do russo com o inglês, que tem as mesmas raízes linguísticas.

O idioma russo pertence à família que também congrega os idiomas bielorusso e ucraniano. Segundo a História, essas línguas começaram a se formar com base em um idioma morto denominado protoeslavo, a mais de 2.500 anos atrás.

 

O alfabeto russo

Diferente da língua portuguesa que utiliza o alfabeto latino, a língua russa utiliza o alfabeto cirílico que, atualmente, possui 33 letras. Esse alfabeto foi criado por dois missionários cristãos bizantinos: São Cirilo e São Metódio, no século IX. Olhem só as letras do alfabeto russo:

 

Аа
Бб
Вв
Гг
Дд
Ее
Ёё
Жж
Зз
Ии
Йй
Кк
Лл
Мм
Нн
Оо
Пп
Рр
Сс
Тт
Уу
Фф
Хх
Цц
Чч
Шш
Щщ
Ъ
Ы
Ь
Ээ
Юю
Яя

 

Como pronunciar números russos: 

       Um : один, como se fala:  “á-DIM”

       Dois : два, como se fala:“dvah”

       Três : три, como se fala: “trí”

       Quatro : четыре, como se fala: “chí-TÍ-r’é”

       Cinco : пять, como se fala: “p’át”

       Seis : шесть, como se fala: “shést”

      Sete : семь, como se fala: “s’ém”

      Oito : восемь, como se fala: “VÓ–s’ém”

      Nove : девять, como se fala:o “D’É–v’út”

     Dez : десять, como se fala: “D’É–s’út”

 

Aprender russo para se comunicar

É interessante conhecer um pouco da língua russa se você pretende viajar para a Rússia. Isso porque, diferente de outros países com perfil turístico, lá não se usa falar o inglês para se comunicar com os visitantes.

Então, você geralmente encontrará tudo em russo: as estações de metrô de Moscou, por exemplo, não contam com informações em inglês. Isso mesmo sendo um dos sistemas de metrô mais eficientes do mundo. Da mesma maneira, nos restaurantes e cafés a maioria dos cardápios e dos atendentes só utiliza o idioma russo.

Veja aqui algumas palavrinhas básicas para se comunicar nesse país tão incrível!

 

Obrigado: cпасибо (spaciba)

Por favor: пожалуйста (pajálsta)

Quanto custa?: cколько это стоеит? (skol’ko eto stoit?)

Sim: да (da)

Não: не (ne)

Café da manhã: завтрак (závtrak)

Almoço: обед (abyét)

Estação de metrô: станция метро (stantsiya metro)

Hotel: отель (otel’)

Aeroporto: аэропорт (aeroport)

Bom dia: Доброе утро. (dobroye utro)

Tchau: до свидания (do svidaniya)

Uma das principais dicas dos especialistas para aprender uma língua estrangeira é justamente fazer uma imersão na cultura do país em que se fala a língua que você deseja aprender.

Entender o significado das palavras para a população que as utiliza ajuda na assimilação dos termos. Por isso, estudar a cultura é tão importante quanto aprender as regras gramaticais.

Assistir a filmes, ouvir músicas e colocar em prática tudo o que você está aprendendo, também são dicas ótimas! Então, se vocês tiverem a oportunidade de ir para um país estrangeiro e desejarem falar o novo idioma, não deixem de praticar mesmo depois que retornarem da viagem.

 

Minha experiência na Rússia

Gostei muito de conhecer a Rússia e fiz alguns amigos russos, mesmo sem falar o idioma. Eles me ensinaram algumas palavrinhas básicas e, aos poucos, a gente ia conseguindo se comunicar.

Um desses novos amigos até aceitou apresentar alguns dos pontos turísticos de São Petersburgo em um vídeo que entrará em meu canal do YouTube. O que posso dizer dessa experiência? Estar em um lugar totalmente diferente, conhecer seu povo e sua cultura é tão empolgante que conseguimos transpor a barreira da língua em pouco tempo.

Tenho planos de aprender russo e, quem sabe, retornar a essa terra cheia de encantos. Além disso, manter contato com meus novos amigos ajudará nesse aprendizado, vocês não acham?

Gostaram deste post? Vocês falam ou conhecem a língua russa? Já foram para algum país em que não conheciam o idioma? Me contem nos comentários.

 

Beijos,

 

 

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.