Bloqueio criativo?

Saiba como fugir dele em 10 passos

19 de novembro de 2018

cuidados com a pele no verão

Oi, meninas! Quem alguma vez na vida já não passou por um bloqueio criativo? Sabe quando você está cheia de ideias e, de repente, parece que um “branco” toma conta e simplesmente a criatividade desaparece? Muitos acreditam que isso não é necessariamente um bloqueio e que a gente pode evitar episódios assim treinando nossa mente e lançando mão de algumas ações. Vamos descobrir então como fazer para nos tornarmos mais criativas e preparadas para os desafios do dia a dia?

Vocês sabiam que o lado esquerdo do cérebro é o responsável pela parte lógica e racional da mente humana? É aí que entram palavras, números e análises, por exemplo. Já o hemisfério direito é associado à imaginação e às emoções. É desse lado que a nossa criatividade é produzida.

Antes de seguir para as dicas, vocês já pararam para pensar que as pessoas criativas têm algumas características bem interessantes? Por exemplo, elas têm facilidade em se comunicar, não têm medo de ousar, pensam rapidamente em soluções e geralmente mostram empolgação e interesse por novas descobertas. Mas, o processo criativo, muitas vezes, exige dedicação e superação, pois consome a nossa energia mental. Olha só os 10 passos que eu separei para que a criatividade faça parte da sua vida!

1º passo – Coloque as ideias no papel

Com certeza vocês conhecem alguém que sempre anda com caderninho e caneta. Saiba que essa pessoa está certa! Escrever ajuda a organizar as ideias e a estimular novos pensamentos. Esse tipo de anotações pode aprimorar um brainstorming, por exemplo. Também pode enriquecer o processo criativo até que se chegue na proposta ideal. Uma folha de papel em branco, muitas vezes, é realmente o estímulo que falta. Então, não desgrude do caderninho e escreva tudo o que vier à sua mente!

2º passo – Mude o ritmo e o ambiente de trabalho

Gente, é sério! Muitas vezes, se livrar do bloqueio criativo depende da mudança do ritmo de trabalho ou estudo, ou da mudança de ambiente. Quando nada mais vai para frente, experimente dar uma volta no parque ou então ir a uma cafeteria. Ambientes relaxantes ou diferentes ajudam a destravar a mente. A gente observa novos acontecimentos, novas pessoas ou até mesmo experimenta uma sensação prazerosa ao caminhar, ao tomar um café ou ao ouvir uma música. Isso com certeza vai ajudar. Já reparou que muitas pessoas têm trabalhado em cafés ou ambientes compartilhados?

3º passo – Estimule a criatividade

Vá ao cinema, ao teatro, ao museu, leia bons livros, assista a bons programas, enfim, aproveite as oportunidades de conhecer novos trabalhos e novas referências. Essas são algumas das maneiras mais interessantes de estimular a criatividade. É como renovar as energias para ter novos insights! Se você não está com disponibilidade ou tempo para sair, aproveite a internet para consumir conteúdos inteligentes e turbinar o seu ritmo de criação. Fazer uma viagem também pode ser uma ótima maneira de explorar a criatividade.

4º passo – Desperte seu lado “criança”

Criança é mesmo tudo de bom, não é? Espontaneidade, curiosidade, coragem são algumas das características que perdemos quando deixamos de ser crianças. Por isso, tente manter vivas dentro de você as qualidades que faziam parte da sua infância. Não deixe que a sobrecarga de trabalho ou de estudo afetem o seu lado mais verdadeiro ou natural. Mantenha-se fiel aos seus princípios e divirta-se fazendo o que você gosta! Está aí um ótimo antídoto para o bloqueio criativo.

5º passo – Converse com outras pessoas

Compartilhe suas ideias com outras pessoas. Se puder, faça isso com outros criativos ou profissionais que atuem em áreas que exigem um perfil mais imaginativo. É na troca de informações que novas propostas podem surgir. Além disso, é possível que o seu material ainda possa ser melhorado e nada melhor do que pessoas criativas para te ajudarem nisso!

6º passo – Se precisar, comece de novo

Uma ideia que parecia boa no início pode realmente não ser tão boa assim. Nesse caso, não insista e comece de novo. Às vezes, o fato de deixar para trás algo que não estava fluindo pode ser o melhor passo para abrir espaço para novas ideias. Então, se precisar, encerre esse ciclo e recomece!

7º passo – Saia da rotina

Você já ouviu falar que para estimular o funcionamento do nosso cérebro é importante deixar a rotina para lá? Isso mesmo! Saia do automático. Procure fazer um novo caminho para ir ao trabalho, entre em um supermercado diferente, ouça uma nova estação de rádio. Comece a aprender uma nova língua e, se você é destro, procure utilizar a mão esquerda (ou vice-versa) para realizar tarefas simples, como escovar os dentes. A ativação do cérebro é um ótimo gatilho para ajudar a expandir a criatividade.

8º passo – Reveja o problema

Pare e respire! Olhe os problemas que estão te deixando com a criatividade bloqueada por outras perspectivas. Tente pensar sob outro ponto de vista. Esse é um exercício que exige dedicação, mas que pode ser muito eficaz. Isso pode ajudar a encontrar novas soluções e, a partir daí, deixar o caminho livre para que você volte a criar!

9º – Faça atividades desafiadoras

O que te desafia hoje em dia? Sabe aquele esporte que você sempre quis praticar mas nunca teve coragem de começar? Ou, ainda, começar a dirigir, participar de uma ação voluntária, qualquer coisa que represente um novo aprendizado ou uma nova experiência pode ser encarado como desafio e te ajudará nesse processo.

10º passo – Relaxe

Não adianta ter a agenda lotada de compromissos sem deixar aquele tempinho para relaxar. Seu organismo vai cobrar isso de você! Então invista em um tempo só seu e escolha a melhor maneira de aproveitá-lo. Pode ser praticando uma atividade física, lendo um livro, andando de bike, ouvindo sua playlist favorita… Não importa, o legal é se permitir esvaziar a mente de vez em quando e aproveitar o momento. Pode ter certeza que esse é um dos melhores métodos para renovar as energias e entrar de cabeça em um novo e produtivo processo criativo!

Outra dica muito bacana é utilizar aplicativos no celular para manter o seu cérebro turbinado. Faça um teste e veja os benefícios para a sua criatividade! Aí vão algumas dicas de apps:

– MindMeister: aplicativo de mapeamento mental e planejamento;

– Escape Block: jogo que estimula a criatividade e o raciocínio lógico;

– iDeas for Writing: aplicativo que envia sugestões para a produção de textos;

– Dragon Dictate: aplicativo que transforma a sua voz em texto.

E o mais legal é que você pode aproveitar o tempo livre para estimular o surgimento de novas ideias! Ah e tem outras dicas que continuam valendo como fazer palavras cruzadas e jogar xadrez.

E vocês, já tiveram algum bloqueio criativo? O que acharam dessas dicas? Deixem seus comentários, vou adorar saber!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.