Dicas de como estudar uma nova língua!

12 de dezembro de 2018

Oi gente! Tudo bem?

No post de hoje vou compartilhar com vocês algumas dicas de estudo para quem quer aprender inglês ou outra língua! Gosto de pegar palavras que ainda não sei e colocar todas em um papel, uma embaixo da outra como um dicionário. Assim, todo dia dou uma olhadinha de cinco minutos e você acredita que isso tem me ajudado muito?

Conheço muita gente que não faz questão de aprender o inglês ou outra língua estrangeira. Seja por preguiça ou pelo fato de não achar importante… Acho legal você mudar sua forma de pensar, pois se limitando você acaba deixando de aproveitar tanta coisa a sua volta!  Seja conteúdos, programas, sites disponíveis somente em inglês. E a maioria das melhores vagas de emprego pede conhecimento da língua inglesa. É uma língua predominante na economia mundial. Você sabe.. Recentemente tivemos os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo – se você gosta de jogos, imagine como seria ótimo compreender o que se está passando?

 

Minhas dicas

Escrever textos na língua estrangeira ou ler livros (simples) são ótimas dicas! Sempre marco as palavras que não sei nos livros que leio, para ir atrás do seu significado. Minha dica é não pegar um livro com muitas palavras desconhecidas em uma página, o legal é que você consiga entender o que está escrito e que o livro tenha algumas palavras que você não saiba o significado, mas não todas, ok? Isso ajuda muito a começar a fixar aquelas “palavrinhas”que você ainda não onhece, pois no decorrer do livro elas se repetirão e você se lembrará do seu significado.

No computador pode-se fazer resumos ótimos, usando o Photoshop, ou outras ferramentas. O legal é que você consegue mexer com diferentes tamanhos de fontes, cores, mudar o texto e deixá-lo do modo mais confortável para estudar.

Imprimir seu resumo e colocar em um lugar de destaque é muito importante! Até mesmo quando você não estiver estudando, pois quando bater os olhos ali vai ver a matéria e começar a memorizar. Deixá-lo jogado ou dentro de um livro, das gavetas, não ajudará em nada!  A ideia é deixar  num mural, ao lado da cabeceira da cama ou como preferir.

Você sabia que existem muitos blogs (em português) que disponibilizam material de inglês para estudo?

Você tem outros amigos que estão na mesma situação que a sua? É possível que na cidade que você mora exista um grupo de conversação de inglês ou outras línguas! Eu acho isso superlegal! Chama o pessoal e vai! Porque além de  aprender melhor o idioma você sempre acaba fazendo novos amigos, compartilhando suas experiências e dando boas risadas. Faça uma busca no Google como “grupo conversação inglês” (e o nome da sua cidade) . Existem também grupos de whatsapp para participar, ou até mesmo uma sala de bate papo de outro país. Já pensou?!

Escutar músicas em inglês 

Será que escutar músicas em inglês realmente ajuda a aprender o idioma com mais rapidez?

Minha resposta para vocês é : SIIIIIM!

Eu sou a prova viva disso! Escutar músicas e principalmente cantar (mesmo que no começo pareça supererrado e engraçado) nos ajuda e muito a aprender o idioma!

Faça playlists de músicas que você goste e coloque para ouvir. Depois procure a letra no google e tente cantar, e por fim veja a tradução. Escute suas músicas favoritas em inglês todos os dias!

Quando a criança aprende a língua materna pela primeira vez ela não aprende pela leitura ou escrita e, sim, por ouvir as pessoas ao seu redor! No começo é meio óbvio que elas não entendem nada ou que sabem muito pouco, mas conforme o tempo vai passando começa-se a aprender mais vocabulário. Cerque-se de inglês! Sem perceber você já vai estar conversando também!

Filmes

Para quem ama seriados e filmes, essa é uma dica ótima! Que tal começar a treinar seus ouvidos para prestar mais atenção nas falas dos filmes? Ou que tal colocar a legenda e áudio em inglês?

Aparelhos eletrônicos

Mude seu celular, GPS, ou outros aparelhos eletrônicos que você  tenha para a língua que quer aprender! Afinal de contas, como você ja está familiarizado com seus eletrônicos agora é o momento de inserir o inglês e compreender as mesmas palavras. Gosto de usar o GPS em inglês (mesmo que eu já saiba o caminho). Isso me faz fixar o idioma e as expressões de direção com mais facilidade do que se eu simplesmente ficasse lendo elas em um papel.

Tempo

Liste todos os seus compromissos e seja sincero consigo. Veja se realmente tem tempo de aprender uma nova língua em sua agenda. Se ficar sobrecarregado será preciso abrir mão de algum item. O que você vai tirar da sua agenda?

Regularidade

É mais produtivo você estudar quatro vezes por semana, uma hora por dia, do que quatro horas em um dia só.

Persistência 

Quando começamos um novo projeto sempre estamos superanimados, porém essa animação costuma desaparecer com o tempo. Quando estudamos qualquer idioma devemos ter consciência de que os resultados virão a longo prazo. É por isso que o planejamento inicial é tão importante. A motivação é essencial. Se você encara o estudo como uma obrigação, talvez a sua motivação estará nos frutos que aquele esforço irá te trazer. Não deixe que a autossabotagem prejudique seu aprendizado. Se você quer aprender algo vá atras e não desista!

Crie um plano 

O idioma não deve ser tratado como códigos, onde cada palavra corresponde a um significado exato. Afinal, se fosse assim não seria muito mais fácil simplesmente decorar um dicionário?

Se você realmente quer aprender essa nova língua deve praticá-la sempre! É por essa razão que a forma com que você estudar deve ser gostosa, divertida, assim o aprendizado vem mais leve, vem com felicidade, e a ideia de aprender uma nova língua que antes parecia tão difícil, começa a ser prazerosa!

E aí, gente! Gostaram das dicas? Como você estuda outra língua? Conta pra mim!

 

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.