Pele linda no verão pede cuidados

Dicas para ficar linda e saudável

18 de dezembro de 2018

Anna Waff: Blog de Moda | Dicas de Moda, Beleza, Viagem & Alimentação

Sol, calor, praia, piscina, caminhadas, esportes e atividades ao ar livre… que delícia aproveitar a temporada de verão, não é mesmo meninas? Mas, é importante lembrar que também é hora de redobrar os cuidados com a pele! Neste post, conheça dicas importantes e que devem ser seguidas à risca para garantir uma pele linda e saudável!

 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta que, durante o verão, a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer de pele, entre outros problemas. Por isso, a chamada fotoproteção é imprescindível para que você possa aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco. E lembre-se: a exposição solar deve ser evitada entre 10 e 16 horas (horário de verão).

Filtro solar

O filtro solar deve se aplicado diariamente. Para atividades em espaços abertos, o uso deve ser intensificado, com a reaplicação do produto a cada duas horas. São recomendados os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior, principalmente no caso de exposição mais longa ao sol, como praia, piscina, pesca, caminhada etc. O produto também deve proteger contra os raios UVA e UVB.

Lembre-se de aplicar o protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol, a fim de que a pele absorva o produto. Ele deve ser distribuído uniformemente em todo o corpo, incluindo as mãos, as orelhas, a nuca e os pés – partes do corpo que muitas vezes deixamos para lá! No caso de transpiração excessiva ou contato com a água, o produto deve ser imediatamente reaplicado. O uso de protetor labial também deve ser adotado.

Roupas e acessórios

 

Outra dica valiosa é usar chapéu (o mais indicado), viseira ou boné que protejam todo o rosto (aba com aproximadamente 7 cm de largura) e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois esse tipo de peça bloqueia a maior parte da radiação UV. Segundo a SBD, tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. As barracas usadas na praia devem ser confeccionadas em algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV. Outro acessório fundamental são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos. As lentes devem ter um bom tratamento para proteção UV. Especialistas alertam que se os óculos não tiverem a proteção necessária, a radiação solar vai atingir os olhos e poderá causar danos.

Alimentação

Para aquelas que querem uma pele bronzeada, a alimentação pode ser uma boa aliada. São recomendados alimentos que contêm carotenóides, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba. Além de deixar a pele mais bonita e hidratada, esses alimentos ajudam no bronzeado porque contribuem para a produção de melanina.

Hidratar com água

Manter o corpo hidratado é o ponto número um para uma pele bonita e saudável. No verão, é recomendado beber no mínimo 2 litros de água por dia. Você também pode ingerir água de côco, suco de fruta ou chá gelado. Água saborizada é outra ótima opção para se refrescar.

No banho

Para a hora do banho, a recomendação é usar sabonetes neutros ou compatíveis com o seu tipo de pele, porém, sem excesso. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento. Atenção você que agora aquele banho quente!! Evite fazer isso no calor e sua pele irá agradecer. O sabonete antisséptico é outra boa opção, pois ajuda a eliminar bactérias e outros micro-organismos das axilas, região íntima e pés.

Depois do banho

É importante manter o ritual depois do banho. Passe um creme hidratante fluido, principalmente nas regiões em que a pele tende a ficar mais seca, como pés, joelhos, mãos e cotovelos. As loções pós-sol também são uma escolha interessante para refrescar a pele depois de um dia de praia ou piscina. Esses produtos geralmente hidratam, reparam e acalmam a pele, evitando descamação e prolongando o bronzeado.

Tratamentos de pele

Outra recomendação dos especialistas é deixar para fazer procedimentos estéticos, como depilação, esfoliação, peeling ou limpeza de pele pelo menos uma semana antes dos programas que pedirão exposição ao sol. Muita gente deixa para fazê-los na véspera, o que pode causar irritação ou manchas na pele. Cicatrizes também devem se protegidas.

E vocês, como gostam de curtir o verão? Lembrem-se de cuidar e de proteger a pele.

Beijos,

 

2 comentários em “Pele linda no verão pede cuidados”

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.