Natal é tempo de reflexão

25 de dezembro de 2018

Natal é tempo de reflexão. Nesta data em que celebramos o nascimento de Jesus, acredito que o foco não deve ser o consumismo ou a tão esperada troca de presentes. A alegria do Natal deve ser vivenciada em nossos corações, em nossas atitudes, em nosso dia a dia. Nesta época do ano, costumo até deixar de lado o celular ou outras formas de distração para passar mais tempo comigo mesma, me concentrando em como posso me tornar uma pessoa melhor. Também procuro ficar mais tempo com a família e aproveitar a magia do Natal para estar ainda mais próxima daqueles que amo.

Natal significa esperança e renovação. É por meio de símbolos como a guirlanda, a árvore natalina e o Papai Noel que a tradição se mantém. Mas, vale lembrar que todos esses símbolos estão ligados ao verdadeiro sentido do Natal. Vou compartilhar com vocês a história de alguns desses símbolos.

 

Árvore de Natal 
A árvore, símbolo da vida, é uma antiga tradição do Cristianismo, e não é exclusiva de uma só religião. No mundo todo, milhões de famílias celebram o Natal ao redor de uma árvore. Antes mesmo de existir o Natal, a História revela que os egípcios traziam galhos verdes de palmeiras para dentro de casa no dia mais curto do ano, em dezembro, como um símbolo de triunfo da vida sobre a morte. O costume de ornamentar a árvore está ligado ao hábito dos druidas de decorar velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades desse mesmo dia do ano. Como “Árvore de Natal”, a primeira referência é do século XVI. Na Alemanha, famílias ricas e pobres decoravam árvores com papel colorido, frutas e doces. Essa tradição se espalhou pela Europa e chegou aos Estados Unidos por meio dos colonizadores alemães. Em pouco tempo, a árvore de Natal passou a ser popular em todo o mundo. As bolas coloridas simbolizam os frutos da árvore da vida, ou seja, Jesus Cristo.

Presépio

Um dos símbolos mais comuns no Natal é a reprodução do cenário onde Jesus Cristo nasceu: uma manjedoura, com animais, pastores, os três reis magos, Maria, José e o Menino Jesus. O costume de montar presépios surgiu com São Francisco de Assis, que pediu a um homem chamado Giovanni Villita que criasse o primeiro presépio para sensibilizar as pessoas e facilitar a meditação a respeito da mensagem evangélica e do mistério de Jesus Cristo, que nasce na pobreza e na simplicidade.

Guirlanda

A guirlanda é um enfeite usado na porta de entrada das casas, geralmente feita de folhas verdes. É um símbolo de proteção. Ela era usada no antigo Egito, na entrada dos templos. Na antiga Roma, a guirlanda era usada nas casas para atrair saúde aos moradores e, na Índia, era usada para dar boas-vindas aosvisitantes e proteger a casa dos demônios e da má sorte. Hoje, ela é usada para enfeitar a porta das casas para atrair sorte, prosperidade, paz, evolução e dar boas-vindas.

Papai Noel

A figura do Papai Noel é inspirada no bispo Nicolau. Ele era chamado de “homem de bom coração” que ajudava, anonimamente, pessoas que estivessem em dificuldades. Conta-se que era comum ele passar pelas casas e deixar sacos com moedas de ouro próximas às chaminés. A associação dele com o Natal começou na Alemanha e rapidamente espalhou-se pelo mundo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus. O esteriótipo de Papai Noel que conhecemos hoje, com roupas vermelhas e barba longa e branca foi obra do cartunista alemão Thomas Nast, apresentada na revista Harper’s Weeklys, em 1881.

Estrela

Assim que Jesus Cristo nasceu, uma estrela surgiu no céu e anunciou a sua chegada à terra – assim está escrito na Bíblia Sagrada. A estrela também serviu de guia para os três Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Melchíor) acharem o local em que Cristo nascera. Astrólogos da Antiguidade tinham o costume de acreditar que alguns fenômenos da natureza aconteciam em razão do nascimento de um rei, motivo pelo qual teriam considerado a aparição da estrela como prelúdio do nascimento de Jesus. Essa estrela recebeu o nome de Estrela de Belém e seu brilho intenso representaria Jesus como a luz do mundo. Hoje é lembrada pelo enfeite que é colocado no topo da árvore de Natal.

 

 

 

Espero que vocês também aproveitem essa época do ano para refletir e vivenciar  o verdadeiro sentido do Natal. Aproveito para desejar a todos um feliz Natal, repleto de amor e de esperança.

 

 

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.