Dicas para preparar uma viagem incrível!

4 de janeiro de 2019

Oi, gente! Viajar é uma das melhores coisas da vida, vocês concordam? Mas para que a viagem possa realmente ser inesquecível, é preciso ficar atento a vários aspectos. Desde à escolha do roteiro, passando pelos documentos necessários, reservas e, claro, a preparação da mala, há muitos detalhes para conferir. Também é importante estar ciente de que podem ocorrer imprevistos e adequações. Pensando nisso, preparei este post com dicas para preparar uma viagem incrível.

 

 

Destino e roteiro – os primeiros passos

O primeiro passo é escolher o destino da sua viagem. Em seguida, é legal pensar em um roteiro em que você possa aproveitar o máximo possível. Se vai para um lugar distante, inclua conhecer áreas próximas, aproveitando a facilidade de locomoção. Porém, é importante planejar um roteiro com tempo para aproveitar a estadia – ou seja, evite ir a muitos lugares em um único dia. Vale mais a pena reduzir o número de locais a visitar e realizar passeios sem correria, curtindo mesmo cada novo lugar. Procure incluir no roteiro de que maneira você chegará aos locais e o tempo médio que você permanecerá por lá. E lembre-se, tem lugares que valem a pena ficar um pouco mais – nesses casos, sem problemas alterar a programação!

 

Faça reservas e aproveite o tour com mais tranquilidade

Fazer as reservas dos locais que você irá se hospedar, bem como de lugares muito concorridos que você deseja visitar é uma ação primordial para garantir uma viagem realmente proveitosa. Caso contrário, você poderá perder horas em filas para conseguir adquirir um ingresso ou mesmo ficar muito frustrado ao não conhecer um espaço por não ter feito uma reserva antecipada. Atualmente é possível fazer reservas (e compras de entradas) pela internet em restaurantes, museus e uma série de atrações turísticas mundo afora. Lembre-se que reservar com antecedência é uma sábia maneira de planejar os seus passeios durante a viagem.

Confira os documentos necessários

É imprescindível ficar de olho nos documentos exigidos para o destino que você escolheu. Se você vai viajar para o exterior, você deverá ter em mãos passaporte, visto (quando necessário) e vacinas. Até mesmo para destinos nacionais, é importante fazer a verificação – em algumas regiões do país é recomendada a vacina da febre amarela, por exemplo. Para países do Mercosul, brasileiros podem viajar somente com o RG. Entretanto, o documento deve ter menos de dez anos de emissão. Então, é importante ficar atento e conferir as exigências do seu destino! Também é indicada a contratação de um seguro viagem. Para aqueles que pretendem viajar com um animal de estimação, é necessário verificar a documentação exigida. Confirme as informações nos sites dos consulados e embaixadas.

De olho no clima para arrumar as malas

Essa é uma dica muito importante: informe-se sobre o clima dos lugares que você irá visitar antes de fazer as malas. Outra dica válida – um pouco difícil de seguir, admito rs – é arrumar a mala de maneira prática e compacta. Evite levar muitas roupas! Opte por peças básicas e que possam ser combinadas entre si. Peças como jeans e moletom podem ficar no fundo da mala, pois não amassam. Deixe as peças mais delicadas por cima. Lembre-se de levar sempre roupas para uma mudança climática. Mesmo que esteja indo para um lugar quente, uma jaqueta deve ser colocada na mala. Também é válido arrumar uma mala de mão, com produtos de uso frequente e, claro, algumas peças práticas de roupa para qualquer emergência. Lembre-se de embalar corretamente cosméticos e aparelhos eletrônicos. Evite colocar objetos caros, como eletrônicos, na bagagem que será despachada.

 

Veja dicas para economizar

Por mais que a gente se programe para visitar muitos lugares e conhecer tudo o que for possível, é superlegal pensar em dicas para economizar durante a viagem. Fazer uma comprinha básica em um supermercado (frutas, biscoitos e sanduíches) para fazer uma das refeições no seu local de hospedagem é uma ideia bacana. Afinal, nem sempre dá para comer fora o tempo todo, não é mesmo? Além de mais barato, ainda possibilita que a gente conheça produtos locais. Procurar cafés e lanchonetes, em vez de restaurantes, também pode ajudar a economizar. Outra dica imperdível é procurar chips de internet para viagem, pois o serviço de roaming para destinos internacionais pode sair caro.

Registre a sua viagem

Nem precisaria dar essa dica, afinal a grande maioria das pessoas tem um smartphone e leva o celular na viagem, certo? Mas, também vale levar uma câmera fotográfica. Registrar os melhores momentos da sua viagem é algo fundamental – relembrar tudo depois é realmente bom demais, vocês não acham? A câmera tem mais recursos do que o celular, por isso, para quem tem condições de levar um equipamento desses, aproveite! Depois, é só se divertir editando e compartilhando (ou não) as suas fotos.

 

Espero que vocês aproveitem essas dicas! Uma viagem é sempre um momento incrível de nossas vidas, por isso, faça o possível para que tudo possa acontecer sem transtornos ou atropelos. Imprevistos podem aparecer, mas se você tiver organização e planejamento, com certeza, poderá se sair bem!

Tem alguma dica para quem está preparando uma viagem? Deixem nos comentários!

 

Beijos,

 

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.