Vem conhecer essas curiosidades sobre a Rússia!

5 de janeiro de 2019

 

Oi, gente! Vocês estão acompanhando meus textos aqui no blog sobre a viagem que fiz para a Rússia? Esse país realmente é único e tem muitas peculiaridades. Por isso, resolvi fazer este post para contar um pouco mais desse lugar incrível.

 

 

Separei 10 curiosidades impressionantes sobre a Rússia para compartilhar com vocês!

 

1- O Natal, na Rússia, é celebrado no dia 7 de janeiro. Isso porque a maioria do país segue a Igreja Ortodoxa, que adota o calendário juliano – atrasado em 13 dias em comparação ao calendário gregoriano. Enquanto por aqui os enfeites natalinos já foram guardados, por lá as casas e ruas ainda estão ornamentadas com os símbolos do Natal.

2- A temperatura mínima no inverno russo pode variar entre -8º (ao Norte do país) a -40º (ao Sul). Mas, o frio pode ser ainda mais intenso. Em janeiro deste ano, a região de Yakutia teve registros de -67º. Vocês chegaram a ver na mídia as fotos das garotas com os cílios congelados pela neve?

3- Os russos têm uma rede social própria, o VK. A rede é semelhante ao Facebook e já possui mais de 470 milhões de contas. Disponível para web e em apps para Android e iOS, o site permite ao usuário escolher entre 86 idiomas, como o português e o inglês. É possível postar mensagens de texto com fotos, vídeos ou áudios, entre outros recursos.

 

4- Os russos têm várias superstições. Uma delas está relacionada aos gatos. Para eles, ter um felino de estimação pode trazer paz e tranquilidade, além de sorte. Ao se mudar para uma casa nova, por exemplo, o gato deve ser o primeiro a pisar no local. Por isso, há até agências de aluguel de gatos para quem precisar.

5- Mas um cachorro também está ligado às superstições na Rússia. Em uma das estações de metrô de Moscou, é praticamente obrigatório passar a mão no focinho do cão representado em uma das estátuas de bronze do local. Lá eles acreditam que essa atitude traz sorte! O focinho do cão – ele foi esculpido junto do seu dono caçador –, está até desbotado por conta dessa ação.

 

6- Um costume da cultura russa é tirar o sapato antes de entrar em casa. Eles têm uma espécie de chinelo – o “tapochki” para usar em ambientes internos. Até mesmo as visitas são convidadas a seguir o costume.

7- Cafeteria em que se paga por hora – livre para consumação de produtos como cafés, sucos e lanchinhos rápidos é uma das opções encontradas na Rússia. Diferente do que estamos acostumados, esse conceito já está presente também em Londres ou São Paulo. O que acham da ideia?

 

8- Outra curiosidade é que a Rússia é um dos 10 países com maior número de Prêmios Nobel. Foram 27 prêmios, dos quais 11 em Física. Entre os nomes mais conhecidos dos premiados está o do presidente Mikhail Gorbachev, que recebeu o Nobel da Paz em 1990.

 

9-  Outra coisa legal são os boatos de que a Rússia abriga ao menos 15 cidades secretas, as quais os nomes e localização são desconhecidos.

 

10-  Presentear uma pessoa  com flores é um gesto bem legal, desde que seu buquê seja um número ímpar. Ok? Dar flores em números par são usadas apenas em funerais e pode não pegar bem (risos).

Espero que vocês tenham gostado de conhecer essas curiosidades desse país tão encantador que é a Rússia. Vocês já foram para lá? Têm alguma curiosidade para compartilhar sobre os russos? Deixem nos comentários.

 

Beijos,

 

 

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.