O que você precisa para ser um jovem empreendedor

6 de janeiro de 2019

Oi, pessoal! É cada vez mais comum ver jovens tirando projetos do papel e lançando-se em ações empreendedoras, não é mesmo? Alguns nem chegam a passar pelo mercado de trabalho convencional. Saem da faculdade – ou até mesmo antes disso – e criam suas próprias marcas.

Mas, será que apenas uma ideia na cabeça e vontade de trabalhar por conta própria são suficientes para empreender? Para ajudar as pessoas interessadas no assunto, resolvi falar um pouco sobre isso aqui no blog. Vamos lá?

Atuar no mercado de trabalho é um desafio e os jovens não fogem a essa regra. Segundo dados recentes divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em torno de 26,6% das pessoas entre 18 e 24 anos estão desempregadas no Brasil.

As dificuldades para ingressar no mercado tradicional têm levado muitos jovens a empreender e a mudar sua própria história. E assim têm nascido muitos projetos legais!

Aliás, a maioria dos jovens tem o empreendedorismo como propósito de vida. Para falar desse tema, acho importante aproveitar a definição da palavra empreendedor: “usada para descrever uma pessoa que tem, acima de tudo, a necessidade de realizar coisas novas”. É isso!

Características do empreendedor

Segundo a publicação Manual do jovem empreendedor, do Sebrae, estão entre as características das pessoas empreendedoras:

– comprometimento;

– busca de informações;

– estabelecimento de metas;

– tomada de decisões.

Todas essas características são relevantes, mas não adianta ter as três primeiras delas e não tomar uma decisão. Dar o primeiro passo é fundamental para realmente conseguir colocar em prática os seus planos.

 

Competências para o sucesso

Além do perfil pessoal e profissional, há um conjunto de competências considerado essencial para os empreendedores.

1- Busca de oportunidade e iniciativa

É relacionada à capacidade de criar novas oportunidades de negócios, desenvolver produtos e serviços e propor soluções inovadoras.

2- Persistência

Estar pronto para enfrentar os obstáculos, mantendo ou mudando as estratégias de acordo com as situações.

3- Correr riscos calculados

Disposição de assumir desafios ou riscos moderados, coragem para enfrentar desafios, ousar e escolher as melhores alternativas.

4- Qualidade e eficiência

Fazer sempre mais e melhor.

Como começar

Depois de analisar se você possui as características de um empreendedor e é capaz de desenvolver as competências enumeradas, é hora de começar o seu projeto e criar o seu próprio negócio, certo?

Mas, muitos de vocês devem estar se perguntando: como fazer isso? O primeiro passo é ter uma boa ideia de negócio, em seguida, não ter medo de ousar e sair da sua zona de conforto.

Entre as ações consideradas fundamentais para dar início à sua vida de empreendedor estão a preparação de um plano de negócios, buscar ideias inovadoras e não desistir à primeira dificuldade.

Quando se trata de empreender ainda jovem, é importante ficar atento, na hora de começar, a aspectos como:

– Deixar a insegurança de lado

Sabe aquele momento em que você fica o tempo todo se perguntando “será que vai dar certo?”. “será que as pessoas irão gostar do meu produto?”, “será que alguém já teve uma ideia parecida?”, “será… será…?”.

É a insegurança falando mais alto. Não se deixe levar por ela. Respire fundo e aposte na sua ideia!

– Estudar o mercado

Deixar a insegurança de lado e ousar não significa colocar uma ideia no papel sem avaliar pontos cruciais. Estude o mercado, conheça as demandas do público, analise os concorrentes – mas não copie! Originalidade é tudo.

Invista tempo para se qualificar e se aperfeiçoar na área escolhida, busque conhecimento. Faça cursos, oficinas e lembre-se de priorizar a qualidade do seu negócio.

– Fazer um planejamento

Em seguida, faça um planejamento. Pense no lançamento, na produção, no controle de qualidade e organize seu plano de negócios, com metas e prazos. Invista também em um plano de marketing e em um plano financeiro.

 

Possibilidades mil

Na verdade, empreender exige preparo e conhecimento assim como qualquer outro negócio. Estar atento a cada etapa e cuidar de cada detalhe contribuirá para que você obtenha sucesso.

Em tempos de mídia digital, empreender em um meio digital tem sido um dos sonhos mais comuns, não é mesmo? Posso garantir para vocês que essa é uma área que exige trabalho e comprometimento assim como qualquer outra. Além de gostar muito daquilo que você faz, é preciso se preparar e buscar aprimoramento a cada dia.

Ter determinação e ficar de olho em referências e novidades também é superimportante! Entre os nomes de jovens empreendedores influentes está o de Kylie Jenner. Uma das irmãs Kardashian, ela tem sua própria marca de cosméticos e é uma das personalidades mais influentes com menos de 30 anos, de acordo com a Forbes. Mas tem muitos outros exemplos por aí!

E vocês, têm experiência com empreendedorismo ou pretendem empreender um dia? Me contem nos comentários.

 

Beijos,

 

 

 

 

 

 

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.