Segunda SEM CARNE

Que tal começar 2019 com novos hábitos?

19 de fevereiro de 2019

Para quem nunca ouviu falar sobre  a proposta da campanha é tirar do cardápio pelo menos um único dia da semana a carne e outros alimentos de origem animal.

Se queremos uma sociedade com paz, sem violência, seu primeiro passo é tirar a violência do nosso prato, não acham?

Segundo o último relatório trimestral sobre o número de animais abatidos lançado pelo IBGE, no Brasil são abatidos aproximadamente um boi, um porco e cento e noventa frangos POR SEGUNDO.

Todo ano são mortos mais de 70 bilhões de animais terrestres em todo o mundo. (somente para a alimentação! )  E mais inúmeros  incontáveis animais marinhos mortos pela mesma causa.

Como não amar esses bichinhos? <3

A Segunda Sem Carne é uma campanha da Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio-Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

Devido ao crescimento do agronegócio os produtores tratam os animais como mercadorias e objetos, sendo assim criados e abatidos em condições terríveis.

• O objetivo é incentivar a redução do consumo da carne, aumentando o consumo de frutas, cereais, legumes e verduras recomendado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde.

• As pessoas devem se conscientizar sobre os impactos e uso de produtos de origem animal sobre as pessoas, animais, saúde e planeta!

 Lembrando que a Segunda sem carne ajuda a preservar a saúde da população humana e o planeta.

O  grande consumo de água,  combustíveis fósseis, grãos, pesticidas e drogas utilizado pela pecuária é uma das atividades humanas com maior impacto para o meio ambiente. É culpada também pela destruição de florestas tropicais, reservas naturais e sem falar que o numero em excesso de excrementos contamina os mananciais causando inúmeros problemas como o aumento da poluição no planeta e a erosão.

  • Devido ao uso intensivo de água para produção de carnes, um consumidor médio de carne demanda indiretamente mais de 3800 litros de água por dia (fonte: Bureau of International Information Programs);
  • O setor pecuário é responsável por mais de 80% de todo desmatamento no Brasil (fonte: amazonia.org).

 

Dietas sem carne são estimuladas pela Associação Dietética Americana e Nutricionistas do Canadá, American Institute for Cancer Research,American Heart Association, Food and Drug Administration, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos entre outras.

Muitas doenças degenerativas e crônicas como: hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e tipos de câncer podem ser evitadas ao optar por uma alimentação vegetariana.

Pesquisas feitas apoiam a mudança de hábitos alimentares para uma dieta centrada em vegetais que poderia evitar até 8 milhões de mortes até o ano de 2050.

• Sou vegetariana desde criança e sempre fui muito saudável! Agradeço a minha mãe que desde que tinha seis anos me conscientizava em relação à alimentação e muitas outras coisas, mãe você é a melhor do mundo!

Você pode começar agora!

Contarei mais sobre meus hábitos alimentares nos próximos posts.Vamos nos conscientizar para um mundo melhor!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.