Alimentos orgânicos ou com agrotóxicos?

Os agrotóxicos possuem substâncias cancerígenas, podem afetar a taxa de fertilidade, causar problemas respiratórios, gerar distúrbios de tireoide, desenvolver problemas de ordem neurológica e sintomas de intoxicação.

16 de maio de 2021

 

A produção de alimentos orgânicos é caracterizada por não utiliza agrotóxicos, transgênicos, pesticidas e fertilizantes sintéticos. Além de serem mais saudáveis para o nosso organismo, também ajudam a preservar os recursos naturais, e saúde de quem trabalha na agricultura.

Os agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para matar pragas, eliminar doenças e acabar com plantas invasoras que podem prejudicar o desenvolvimento de uma plantação.

Embora mantenham as culturas equilibradas, pesquisas alegam que seu uso inadequado pode trazer malefícios para a saúde humana e ambiental.

AGROTÓXICOS NO BRASIL

O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo, chegando a cerca de 20% de toda a produção mundial. Diversas vezes recebi a mesma pergunta: “Tem tanta diferença assim comer orgânicos? ”

COMO OS AGROTÓXICOS PODEM PREJUDICAR O MEIO AMBIENTE

A contaminação ambiental por agrotóxicos causa consequências graves ao meio ambiente e também aos seres humanos.

De acordo com o IBGE, o uso de produtos agroquímicos é a 2° maior causa de contaminação dos rios no Brasil. Isso ocorre porque quando há o uso indiscriminado, os resíduos de compostos químicos são escoados para o solo, contaminando os lençóis freáticos.

“Com pulverizadores mal calibrados e com o manejo inadequado do solo, há o revolvimento excessivo que ocasiona a erosão e o transporte dos agrotóxicos até os cursos d´água”.

COMO REDUZIR OS AGROTÓXICOS DOS ALIMENTOS ?

A boa higienização caseira dos alimentos pode diminuir a ingestão de agrotóxicos.  Gosto de deixar as frutas e legumes de molho em solução de hipoclorito de sódio, ( água sanitária) , por cerca de 10 minutos e logo após enxaguar em água corrente.

“Retirar cascas e folhas externas de verduras também ajuda na redução dos resíduos de agrotóxicos e eliminação de micro-organismos resistentes”.

Além da contaminação por ingestão, há a exposição de agrotóxicos no ar que pode afetar a saúde de pessoas próximas das zonas rurais.

O dado que mais preocupa os pesquisadores é o fato de 18,3% dos alimentos apresentarem resíduos de agrotóxicos não autorizados para a cultura, gerando uma série de riscos ao consumidor, ao trabalhador rural e ao meio ambiente.

COMO SABER SE UM ALIMENTO É ORGÂNICO DE VERDADE?

Os produtos devem ser certificados por uma certificadora credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que garante as normas e práticas de produção, e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

 

 

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.