Oi gente! No post de hoje vou falar sobre os melhores souvenirs que eu poderia ter trazido da Rússia.
Chocolate para adoçar a alma e as famosas Matrioskas para decoração de casa!
Sobre o chocolate Russo:
Desde a época do Império e da União Soviética não era permitido adicionar ingredientes sintéticos ou manteiga que não fosse de cacau, sendo assim o chocolate era 100% natural. Essa é uma das razões pela qual o chocolate produzido na Rússia sempre foi valorizado pela sua qualidade.
Uma das marcas mais famosas da indústria de chocolate soviética e russa é a Alionka, produzido desde 1965.
O governo soviético via necessidade de produzir um chocolate ao leite com um preço mais acessível.Na época existiu um concurso o qual escolheria entre as fotos enviadas aquela que seria a capa da embalagem do chocolate.
A escolhida foi a filha de de um pintor que trabalhava nessa fábrica de chocolate e tinha na época apenas 8 meses de idade. Nos dias de hoje é a filha de Stálin, Svetlana Alliluieva, que representa o chocolate.
Existem também outros doces muito populares na Russia:
O Tchurtchkhela é um misto de nozes e suco de uva engrossado com farinha, importada da cozinha caucasiana.
Apenas após três meses pode-se consumi-lo pois é quando adquire um sabor próximo ao chocolate. Dá pra acreditar?! Possui grande quantidade de glicose e frutose, proteínas, ácidos orgânicos e vitaminas.
Maçã assada
Seu consumo regular ajuda a melhorar o metabolismo, suavizar rugas e até na perda de peso.
É sem duvida o ingrediente natural insubstituível de muitas sobremesas russas.
Somava
Antigamente esse nome era usado ao se referir ao figo seco, como era muito caro um cozinheiro produziu com a junção de produtos locais uma “versão semelhante” e mais em conta.
Sua receita se baseava em frutas ricas em pectina como ameixa, maçãs e marmelo chegando a um resultado parecido com marmelada e a pastilá.
Balas de soja
A fábrica Rot Front, fundada em 1826 produz as melhores balas de soja que você pode imaginar.
Na era soviética ouve a escassez de produtos manufaturados, o doce preferido de muitos alunos era sem duvida as famosas balas de soja que haviam em todos os lugares.
Matryoshkas: as bonecas russas
Impossível ir embora sem levar ao menos uma para casa!
Um dos símbolos russos, as bonecas matryoshkas me encantam! E elas são vistas em muitos espaços de São Petersburgo. Com origem baseada em um modelo do Japão, elas chegaram à Rússia no século XVII. A história conta que, em 1890, uma família de comerciantes foi presenteada com um boneco simbolizando um sábio budista. Usando a peça como modelo, o artesão Vassily Zuyôzdotchkin e o pintor Sergei Malútin criaram a primeira matryoshka russa.
O nome da boneca é uma variação da palavra russa “matryona” – derivada da palavra “mat”, que significa “mãe”. Confeccionadas em madeira, pintadas com motivos camponeses e muito coloridas, elas vêm, em cópia exata, umas dentro das outras, da maior para a menor. Também são confeccionadas no país as Babushkas – cujo nome quer dizer avó.
O significado da boneca, sempre no formato arredondado, é fazer uma referência ao amor e à maternidade. Ainda, relembrar a história das famílias russas, baseadas na mulher mais velha – a avó – passando para as próximas gerações (mãe, filha e neta) a cultura familiar.
Eai gente, gostaram do post? Me contem o que acharam nos comentários!
Beijos,